terça-feira, 25 de outubro de 2011

Defensora ministra palestra sobre prevenção e mediação de conflitos no ambiente escolar

Nesta terça-feira, a Defensora Pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho (representante da Defensoria de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais) ministra palestra na Escola Municipal Mestre Paranhos, às 19h, sobre o projeto de Prevenção e Mediação de Conflitos no ambiente escolar - ingrediente para o exercício da cidadania e ações cidadãs.

Seu público-alvo é o corpo docente da escola. Segundo informações da Diretoria, a maioria dos alunos advém do Morro das Pedras, local com alto índice de pobreza e criminalidade.

Na última semana, a Defensora visitou a escola e conversou com a diretora, vice-diretora e mães de alunos. “Essa visita se deu em continuidade ao estudo inicial para o Projeto Educacional previsto para o ano que vem. Primeiramente, é realizado um diagnóstico das necessidades do público-alvo e expectativas programáticas”, explicou Francis Coutinho.

Segundo a Defensora, esse módulo de mediação já vem sendo ministrado com êxito no curso de formação para os profissionais de segurança pública e defesa social, promovido pela SEDS, onde a DPMG participa como convidada.

"A Educação em Direitos é atribuição do Defensor Público e o exercício desse mister junto aos jovens de escolas públicas de bairros carentes e aglomerados é uma forma de propagar seus direitos e ensinar o modo correto de seu pleno exercício, e, mais, apresentar a Instituição da Defensoria Pública àqueles que não a conhecem", afirmou a Defensora.

Fonte: Defensoria Pública de Minas Gerais