sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PROJETO MESC É FORMALIZADO EM PARCERIA COM A SEE/MG

FORPAZ: Representantes de mais de 500 escolas estarão na Cidade Administrativa nesta quinta-feira

Até sexta-feira, 500 educadores e gestores deverão passar pelo auditório JK, para participar do Fórum de Promoção da Paz Escolar já realizados em quatro municípios mineiros
 
Está tudo pronto para a próxima edição do Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede que irá reunir até a próxima sexta-feira, 30, educadores e gestores pertencentes a 533 escolas das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) Metropolitanas A, B e C. Juntas, as superintendências somam mais de 492 mil alunos. O encontro será realizado no auditório JK, da Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Desde o início do segundo semestre, encontros para promoção da paz escolar vêm sendo realizados em todo o estado de Minas Gerais. Juiz de Fora, na Zona da Mata, Divinópolis, Patrocínio e Itajubá foram os municípios que já receberam o Fórum. Esta edição, que reuni as três metropolitanas para o Forpaz é a maior edição já produzida.
A "Justiça Restaurativa, suas dimensões e a influência em uma cultura de responsabilidade" será pela primeira vez apresentado no segundo dia de encontro, dia 30, pela psicóloga e especialista em Justiça Restaurativa, Monica Mumme. Este modelo de justiça busca atender as necessidades da vítima, ao mesmo tempo em que o agressor é convocado a participar do processo de reparação do dano, propiciando sua reintegração à sociedade, em lugar da simples pena punitiva. Atualmente esta modalidade de justiça existe somente em dois municípios de São Paulo, e em Minas está em andamento no Centro Integrado da Criança e do Adolescente (CIA).
Promotores e juízes de Minas Gerais também serão capacitados sobre métodos e procedimentos da Justiça Restaurativa por Mônica Mumme, palestrante desta edição do Forpaz. A implementação da Justiça Restaurativa é resultado de um acordo entre o Governo de Minas e o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG).
“Mediação de Conflitos como Técnica Facilitadora do Trabalho em Rede: compreendendo as diferenças para transformar conflitos e prevenir violências”, será tema da defensora pública e coordenadora do Projeto de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar, conhecido como MESC, Francis de Oliveira Rabelo Coutinho.
Durante o ForPaz das Metropolitanas A, B e C será assinado igualmente o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretária de Estado de Educação (SEE) e Ministério Público de Minas Gerais e Defensoria Pública de Minas Gerais.
No âmbito da Defensoria Pública, o Projeto de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar prevê a capacitação de educadores de 12 escolas da rede estadual de ensino de Minas, e também de cinco representantes da Secretaria de Estado de Educação, convidados para se aprimorarem no tema. Três deles são analistas educacionais das SRE´s das Metropolitanas A, B e C.
O Ministério Público e a Secretaria de Estado de Educação irão efetivar a presença da Promotoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc) no campo escolar. A Promotoria tem como objetivo principal cooperar permanentemente com os Centros de Apoio Operacional e com as Promotorias de Justiça, articular e multiplicar as ações do Ministério Público, tendo em vista a plena promoção da educação.
A promotora de justiça, Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick, da Coordenadoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc) irá proferir a palestra “Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente”, nesta quinta-feira, 28, com outros dois juízes e defensores públicos.

Haverá ainda nesta quinta-feira, a mesa “Articulação em Rede no Contexto Escolar”, além de discussões sobre “Ações de enfrentamento ao crack da Assembleia de Minas Gerais". A Secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, estará presente no segundo dia de encontro, 30, quando falará sobre “As Políticas Públicas de Educação e a Promoção da Paz nas Escolas” junto ao presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Bosco.
Apresentações culturais, com teatro de bonecos fará também parte do cronograma. O Fórum terá início, nos dos dias, às 9h e seguirá com suas atividades até às 17h30.
 
Educação e Rede Minas
 
Durante o evento do ForPaz, os participantes poderão conferir algumas das produções feitas a partir da parceria da Assessoria de Comunicação Social, da Secretaria de Estado de Educação, com a emissora Rede Minas. No espaço do auditório JK estão instalados três monitores que vão veicular, ao longo do evento, programas como as pílulas de Boas Práticas e o Roda de Conversa, especialmente a edição que teve como tema “Escola, Família e Comunidade”.
Além disso, participantes do Fórum serão entrevistados pela equipe da Rede Minas e terão seus depoimentos veiculados no programa Brasil das Gerais da próxima semana. Especialistas que farão palestras no Fórum a partir desta quinta estarão presentes no programa para discutir a cultura de paz nas escolas.
Outra ação a ser realizada a partir da parceria com a Rede Minas é a produção de um vídeo institucional sobre as ações do ForPaz em 2012. Outros filmes mais curtos, com duração de 30 segundos, serão produzidos pela emissora com mensagens de promoção à paz. Essas mensagens serão veiculadas na programação da Rede Minas a partir de 2013.
 
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário