sexta-feira, 30 de novembro de 2012

PARCERIAS ENTRE SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DEFENSORIA PÚBLICA TOMAM NOVOS RUMOS


Secretaria de Educação fortalece ações para a promoção da paz nas escolas com assinatura de termos de cooperação técnica

PDFImprimirE-mail
  Parceria foi firmada com o Ministério Público e a Defensoria Pública de Minas Gerais
 

Para formalizar as ações em parceria que a Secretaria de Estado de Educação (SEE) desenvolve com foco na mediação de conflitos no ambiente escolar foi assinado, na manhã desta sexta-feira (30), dois termos de cooperação técnica. Os documentos reforçam as parcerias da Secretaria com Defensoria Pública e o Ministério Público de Minas Gerais. A assinatura ocorreu durante o V Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz), realizado em Belo Horizonte.

“Isto dá a moldura institucional para as ações em parcerias. Confere legitimidade a essas ações e, evidentemente, nos propicia desenvolver novas possibilidades. Esses termos mostram muito o grau de investimento dessas entidades em trabalhar conosco no universo da escola, para promover a cultura da paz”, explicou a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.

Com a Defensoria Pública de Minas Gerais, a Secretaria oficializa as ações, já existentes, voltadas à capacitação de professores e alunos na área de mediação de conflitos. O trabalho é desenvolvido em 12 escolas públicas de Belo Horizonte.
O termo assinado com o Ministério Público de Minas Gerais, também visa fortalecer as ações desenvolvidas com as escolas. A parceria da Secretaria com o Ministério existe desde a criação da Coordenadoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc), há um ano e meio. “Com a firmação deste termo de cooperação, nós vamos criar outros mecanismos, apontar para onde estão os rumos da educação. Neste ponto, a Secretaria de Educação é uma grande parceria do Ministério Público para que possamos engrandecer o nosso trabalho”, avaliou a promotora de justiça e coordenadora do Proeduc, Maria Elmira Evangelina do Amaral Dick.
Ainda durante a manhã, os cerca de 500 presentes, diretores de escolas, educadores, e representantes de diversos órgãos do poder público assistiram a uma palestra sobre ‘As políticas públicas da educação e a promoção da paz nas escolas’. Após a palestra, houve um momento para o debate que foi mediado pela secretária Ana Lúcia Gazzola e a defensora pública geral, Andrea Abritta Garzon Tonet.
Apresentações culturais
Na abertura do segundo dia do V Fórum de Promoção da Paz Escolar, houve a apresentação da banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte. No encerramento da manhã, os participantes assistiram a uma apresentação de teatro de bonecos. A encenação foi conduzida pelo arte-educador  Chico dos Bonecos.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário