quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Parcerias entre escolas com órgão públicos e sociedade pode ser caminho para promoção da paz e mediação de conflito


Parcerias entre escolas com órgão públicos e sociedade pode ser caminho para promoção da paz e mediação de conflitos

Gestores escolares que participaram do Forpaz levarão informações prévias aos professores que participarão de qualificação em novembro
Sessenta gestores de escolas estaduais e municipais pertencentes as cidades de Belo Horizonte, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, entre outras que compõe a Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana C, participaram durante toda a manhã e tarde desta quinta-feira, 20, do ‘I Encontro de Promoção da Paz e de Articulação em Rede – Forpaz’ .
O encontro que teve lugar na Magistra – Escola de Formação e Desenvolvimento de Educadores de Minas Gerais, em Belo Horizonte, é uma prévia do evento que acontecerá em novembro, e que irá qualificar professores das Metropolitanas para a promoção da paz e a mediação de conflitos nas escolas.
 
 
Neste 20-09, além de três palestras, e debates, os diretores participaram de uma dinâmica de grupo que propôs a trocade experiências e a construção de soluções sobre como buscar parcerias e quais órgãos, instituições e associações podem ser acionadas pelos educadores neste trabalho de mediação e prevenção de violência dentro do ambiente escolar.
Além da secretária adjunta de estado de Educação, Maria Sueli de Oliveira Pires, que fez o pronunciamento de boas vindas, estiveram presentes também no encontro, o professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, Walter Ernesto Ude Marques, que falou sobre a importância do trabalho em rede, membros da Guarda Municipal e da Defensoria Pública, como Roberta de Mesquita Ribeiro, que é também coordenadora do Forpaz, Francis de Oliveira Barreto Coutinho – mediadora de conflitos – e o especialista em Infância e Juventude, Wellerson Eduardo da Silva Corrêa, que palestrou sobre “a escola, como agir diante da prática de Ato Infracional e Ato Disciplinar”.

Segundo a secretária adjunta de Educação “o encontro é um preparatório fundamental para que os diretores comecem a se reconhecer e para que eles troquem experiências. Esses diretores chegarão ao encontro de novembro com os professores das metropolitanas A, B e C, com uma concepção de rede mais estruturada. E a RMBH é bastante complexa. Há realidades distintas e é muito importante, criar uma dinâmica, uma cultura de intercambio e cooperação. Por isso, o que buscamos no Forpaz é a disseminação de uma nova cultura”, destacou Sueli Pires.
Gestores sugeriram e colheram sugestões de parcerias, como os programas do Juizado da Infância,
 
Para o defensor público Wellerson Eduardo da Silva Corrêa, o cenário para que uma parceria ampla entre escolas, sociedade e órgãos governamentais aconteça é cada vez mais propenso. “As escolas estão mais abertas ao diálogo e tabus ligados ao nosso trabalho, por muito tempo foi visto como intromissão, imposição e repressão estão sendo superados. Éramos acionados somente quando uma violação já tinha ocorrido. E isso está mudando, graças a trabalhos de conscientização e sensibilização como este que o Forpaz vem coroar, permitindo que medidas preventivas e protetivas de crianças e adolescentes aconteçam nas escolas”, explicou.
Empoderamento do aluno

Detectar lideranças “boas ou más”, criar noções de pertencimento dentro da escola, promover o convívio com o diferente, buscando o ecletismo, oportunizar grupos de discussão, nos quais os alunos são os protagonistas são medidas interessantes, na visão do defensor público, que empoderam o jovem, e contribuem para sua mudança de postura. “É preciso trazer os alunos para o centro do debate, ouvir o que eles têm a dizer, e usar esta estratégia para dectectar e antecipar soluções de problemas”, ponderou.

O defensor público acredita igualmente que Minas Gerais está na vanguarda neste tema, incrementando cada vez mias ações que assessorem as escolas neste desafio contra a violência, com programas como o Forpaz e o Fórum Técnico Segurança nas Escolas – Por uma Cultura de Paz, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que até 2015 pretende atender 2.800 escolas da rede estadual. “O Forpaz está alimentando aquilo que buscamos, que é incitar a convivência das escolas com outras instâncias, e torná-las protagonistas deste sistema de proteção e garantia de direitos da criança e do adolescente” observou.
Parcerias que precisam ser buscadas
A analista educacional e membro da comissão executiva do Forpaz, Fernanda Spolaor, lembrou aos diretores durante dinâmica que grupo “que a escola não está sozinha. Existem vários órgãos públicos disponíveis para nos ajudar, mas precisamos internalizar o seguinte: a responsabilidade é de todos sim, mas é tarefa de acionar ajuda, estes órgãos é da escola, a diligência precisa partir do diretor”.
 
Fernanda compartilhou com os diretores e inspetores de escolas, a ideia que surgiu no I Encontro Regional do Forpaz, realizado em Juiz de Fora, no mês de agosto, que é a criação de um site que em breve será colocado no ar, e que lista, por exemplo, os serviços, atribuições, telefones, horários de atendimento de 56 parceiros entre órgãos públicos, organizações não governamentais, iniciativas privadas e associações que podem ser úteis para as escolas da regional de ensino, além de listagem de solução de casos de conflito, de natureza física e verbal, para troca de experiência.
“A ideia é que cada regional tenha a sua”, observou Fernanda Spoloar que veiculou o vídeo “Gentileza gera gentileza todo o dia” tradução livre para ‘’Kindness Boomerang All Day’’ – título original, que emocionou alguns dos diretores presentes. “Mediamos um caso de conflito entre aluno em Juiz de Fora, usando este vídeo. Antes de abordamos o problema ou repreendermos os meninos, mostramos este vídeo, demos um bom exemplo, e eles ficaram estáticos. Estes exemplo queremos compartilhar”, contou a analista educacional.
As opiniões
A diretora da Escola Estadual Britaldo Soares Ferreira Diniz, Vânia Azla de Oliveira, saiu deste I Encontro de Promoção da Paz e de Articulação em Rede – Forpaz, com parcerias com a Guarda Municipal, Secretaria Estadual e Municipal de Educação. “Não sabia da disponibilidade de apoio do Conselho Regional de Serviço Social (CRAS) as escolas”.
 
Para a inspetora escolar, Liozina Angélica, que atua em Ribeirão das Neves, “a escola precisa criar sua identidade, ser pró-ativa e buscar sua própria receita de promoção de paz. Não há uma fórmula pronta e o Forpaz vem lembrar isso, é preciso conhecer esta rede que existe para nos ajudar e acioná-las”.
O diretor da Escola Estadual Henrique Souza Filho, Weberson Eduardo, concorda. Há 10 anos a escola busca parcerias para promoção da paz e mediação da violência, com programas do Governo de Minas como o Fica Vivo, do Poupança Jovem de cultura pela paz e de assistência do Conselho de segurança Pública. “É um trabalho de longo prazo. E nestes 10 anos já percebemos a melhoria da disciplina na nossa escola de uma forma geral”.
Para uma assistente social que participou das discussões “nenhuma boa política pública é feita de forma isolada. A escola não pode se isolar e ficar parada. Não é só a educação que resolve tudo. É preciso acionar os órgãos de saúde, de segurança, de cultura, as universidades, os conselhos, os juizados de menores”. Outra diretora concordou dizendo que “o problema vai além da criança, e se estende a família que está nesta área de vulnerabilidade. Precisamos também estreitar as pontes entre as escolas estaduais e municipais para mapear e compartilhar casos”.
Por esta razão, Arlete Gonçalves Lages, da Secretaria de Estado de Educação, que trabalhou no plano piloto que deu origem ao Forpaz, lembrou que “a palavra-chave do Forpaz é a articulação, e que deve buscar esta parceria é o diretor. Compartilhem os casos, relate aos órgãos competentes. Precisamos deixar o sofrimento e o passado para trás e nos engajarmos em novas idéias. Pedir ajuda, ter paciência, e perceber que na mediação de conflitos e na promoção da paz nada de efetivo se faz sozinho. Estamos em um momento crucial e não podemos perder esta oportunidade de mobilização”, concluiu Arlete.
        

 

ARTICULAÇÃO EM REDE E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS: INSTRUMENTOS PARA UMA ESCOLA SEGURA E CIDADÃ


REGIONAIS DE ENSINO APRESENTAM TRABALHOS DE ARTICULAÇÃO EM REDE COM FOCO NA PROMOÇÃO DA CULTURA DE PAZ
Ações dão continuidade às propostas do Fórum de Promoção da Paz Escolar
Na manhã do dia 11 de setembro foi realizada a ‘1ª Videoconferência do Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz)’, na Magistra, em Belo Horizonte. Na ocasião, os participantes avaliaram a primeira edição do Fórum realizado em Juiz de Fora, no mês de julho e apresentaram os trabalhos em desenvolvimento na área de mediação de conflitos. As experiências e impressões sobre o Fórum foram debatidas com as oito Superintendências Regionais de Ensino da Zona da Mata, participantes da primeira edição, e da Superintendência de Divinópolis, que sediou o segundo Forpaz no mês de agosto.
Para que as discussões do Fórum ganhem ações práticas, é necessário que promover uma articulação em rede entre as instituições e entidades que podem colaborar para a promoção da paz. “É importante pensar a possibilidade de agendas positivas que agreguem os parceiros nessa grande rede de cultura da paz”, lembrou a secretária-adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires.
Na Superintendência de Juiz de Fora, por exemplo, as capacitações e debates promovidos no Forpaz ajudaram na intervenção de situações de mediação de conflitos a partir de uma articulação. “Com o Fórum, nós desencadeamos várias atividades e reuniões com as redes e equipes de mediações de conflitos. Soubemos reunir os órgãos e as entidades que atuam na área do direito da criança e do adolescente. Em um trabalho em parceria com a escola, orientamos os diretores nas ações específicas”, explicou a diretora da regional de Juiz de Fora, Belkis Cavalheiro Furtado.
Crédito fotos: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Defensora Pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho (1ª, à esquerda) e a coordenadora do Forpaz, Defensora Pública Roberta de Mesquita Ribeiro (ao centro) durante a videoconferência

Ainda em Juiz de Fora, foi apresentada uma proposta de auxílio às escolas na abordagem do tema. A ideia é criar um espaço no site da Superintendência destinado à mediação de conflitos. Em um primeiro momento, a ação será desenvolvida apenas no município de Juiz de Fora. Na página da regional, educadores e familiares poderão ter acesso à informação das instituições que integram a rede de mediação de conflitos na cidade. Além disso, as escolas também serão orientadas a quais instituições deveriam recorrer de acordo com a natureza do conflito.
“Todos ficamos encantamos com essa proposta, pois se trata de uma metodologia de articulação, levantamento de informações para a constituição de um banco de dados. Nós sabemos o quanto os nossos diretores e inspetores têm passado dificuldades em lidar com essas situações. Acreditamos que este é o caminho”, destacou a secretária-adjunta Sueli Pires.
Trabalhos desenvolvidos em outras regionais também foram apresentados durante a videoconferência. A Superintendência de Ubá, por exemplo, passou a integrar uma rede existente município de Ubá e solicitou a participação da Defensoria Pública.
Em Divinópolis, a Escola Estadual Nossa Senhora do Sagrado Coração aproveitou a última semana, em que foi comemorada a ‘Semana da Pátria’, para fazer um trabalho dentro da temática da paz. O incentivo à cordialidade veio através de painéis e trabalhos com textos e música. A temática também foi lembrada nas Escolas Estaduais Chico Marçal, Quincas Lacerda e Escola Especial Dona Mazé, localizadas no município de Moema. Juntas, as escolas realizaram a ‘Passeata pela Paz’. A trilha sonora do evento ficou por conta de outra escola da rede, a Escola Estadual Antônio Martins.
Forpaz
O Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) possibilita a discussão e elaboração de propostas com foco na promoção de uma cultura da paz nas escolas de Minas Gerais. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, a Defensoria Pública de Minas Gerais e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
As duas primeiras edições do Forpaz foram realizadas em Juiz de Fora, na Zona da Mata, e em Divinópolis, no Centro do Estado. Durantes esses dois encontros, foram apresentados relatos de experiências que já colhem resultados positivos no enfrentamento das situações de violência no ambiente escolar.
Durante os dias 18, 20 e 28 de setembro, serão realizados os encontros do Forpaz das Superintendências de Ensino Metropolitana B, C e A na sede da Magistra.
 
Forpaz: mobilização em prol da cultura da paz escolar
                        Fonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (19/09/2012)

FORPAZ e PROJETO MESC - Defensoria Pública em parceria a favor da cultura de paz


        

Educadores discutem a promoção da paz no ambiente escolar


I Encontro de Promoção da Paz e de Articulação em Rede – Forpaz da SRE Metropolitana B conta com a presença de representantes de escolas estaduais e municipais de Belo Horizonte e de entidades que fazem parte do dia a dia das escolas

Escolas de Belo Horizonte e região metropolitana iniciaram nesta terça-feira (18-09) discussões que envolvem a disseminação da promoção da cultura de paz nas escolas e a troca de experiências entre os diversos atores que fazem parte do dia a dia da educação mineira.  Mais de 100 gestores de escolas estaduais e municipais, que fazem parte da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana B, além de representantes da Guarda Municipal de Belo Horizonte, da Defensoria Pública, entre outras entidades, participam do ‘I Encontro de Promoção da Paz e de Articulação em Rede – Forpaz da SRE Metropolitana B’.
O Encontro é uma preparação para o Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) que vai contemplar educadores das SREs Metropolitanas A, B e C e de Ouro Preto. O Fórum deve ser realizado no final do mês de novembro. Durante a reunião, os participantes assistem a palestras que destacam a importância do Fórum como espaço de articulação em rede e discutem a mediação de conflitos no ambiente escolar.
“Aqui estão reunidos gestores da maioria das escolas que participam do projeto Escola Viva, Comunidade Ativa, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e que pertencem a jurisdição da SRE Metropolitana B. Nos mesmos moldes o encontro será realizado com educadores das Metropolitanas A e C.Esses gestores irão trazer a experiência que já têm para discutir conosco e tomar consciência das parcerias da SEE e dos membros do Forpaz”, destaca a secretária Adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires.
O objetivo do Forpaz é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores são estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública.
Cristina Andrade Pereira Costa é diretora da Escola Estadual Carmo Giffoni, no bairro Jatobá, em Belo Horizonte. A gestora conta o que espera do Encontro. “A minha escola está localizada em uma área de grande vulnerabilidade social. Espero aqui obter ideias e novas estratégias para prevenir e solucionar conflitos que possam surgir no ambiente escolar. Existem muitos conflitos que surgem do lado de fora, mas acabam sendo levados para dentro da escola”.
Forpaz
O Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) é uma parceria entre Secretaria de Estado de Educação (SEE),Defensoria Pública de Minas Gerais e Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG), tendo sua origem na Comissão de Representação do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, da Assembleia.
Escola Viva, Comunidade Ativa
O projeto da Secretaria de Estado de Educação tem foco em escolas estaduais localizadas em áreas com índices expressivos de vulnerabilidade social. A partir do envolvimento dos alunos, professores, pais e moradores do entorno, em atividades culturais, esportivas e recreativas, o ‘Escola Viva, Comunidade Ativa’ busca promover a interação para que se estabeleçam relações de maior proximidade e compartilhamento de experiências entre os envolvidos.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

SECRETÁRIA ADJUNTA DA EDUCAÇÃO ENCABEÇA JUNTO COM DEFENSORA FRANCIS REUNIÃO PARA ACERTOS FINAIS DO PROJETO MESC

        DIVERSOS PROFISSIONAIS E AUTORIDADES DA SEE SE REÚNEM COM A AUTORA DO PROJETO MESC NA CIDADE ADMINISTRATIVA PARA ACERTOS FINAIS

                   O Projeto MESC inaugura sua etapa de ajustes finais para formalização da parceria da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e Secretaria de Estado da Educação em 12 (doze) escolas estaduais das três Metropolitanas de Ensino da capital. Os critérios de escolha das escolas basearam-se na diversidade de elementos que demonstrem ser a instituição local de multiplicidade de raças, culturas, crenças, além da localização próximos à área de vulnerabilidade social e presença de violência e conflitos. Além disso, leva-se em conta o engajamento da gestão escolar do diretor da escola que deve estar comprometido na construção de um ambiente de cultura de paz, acompanhando e permanecendo atento às necessidades do Projeto. A Defensora Francis insiste que o Projeto é construído junto com as escolas e não entregue à mesmas. O processo de democracia participativa deve ser respeitado para a formação de multiplicadores da mediação na escola.

 


 
Defensora Francis, autora e coordenadora do Projeto MESC apresenta os últimos acertos havidos em reunião anterior com o gabinete da SEE aos presentes, Secretária Adjunta de Educação Maria Sueli de Oliveira Pires, grande apoiadora do Projeto, Superintendentes das Metropolitanas, Maria de Lourdes Rodrigues Fassy e Elci, Diretora de Temáticas Especiais, Soraya, Vice-Diretora da MAGISTRA, Paula, Secretária Geral da MAGISTRA, Laura, equipe componente e de apoio direto ao Projeto, "Zuza", Cristina e MARISA, assessora Arlete Lages, Inspetoras e o voluntário do Projeto, empresário Luy Casgo.




MESC PARTICIPA DO FORPAZ QUE REALIZA NOVO ENCONTRO NAS SUPERINTENDÊNCIAS DE ENSINO

       DEFENSORA FRANCIS É INTEGRANTE E PARCEIRA DO FORPAZ JUNTAMENTE COM SEU PROJETO DE MEDIAÇÃO ESCOLAR - MESC CUJO LEMA É "PAZ EM AÇÃO"

A Defensora Francis, a convite do FORPAZ e de sua colega e apoiadora Roberta de Mesquita Ribeiro, participou, mais uma vez, do encontro com profissionais da educação. Nesse momento ocorrido na 5ª feira p.p., o encontro deu-se com os educadores da SUPERINTENDÊNCIA DA METROPOLITANA C, com a organização da educadora Maria Christina. Ocorreram palestras ao longo do dia, com participação daquela defensora com o tema de sua atuação primordial, a mediação de conflitos. O Defensor Público Wellerson abrilhantou o encontro com sua palestra sobre o sistema de proteção integral da criança e do adolescente.













MEDIAÇÃO DE CONFLITOS É TEMA CONSTANTE NOS ENCONTROS DO FORPAZ

DEFENSORA FRANCIS MINISTRA PALESTRA NA MAGISTRA COM O TEMA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS COMO ALTERNATIVA PARA TRANSPOR CONFLITOS E PREVENIR A VIOLÊNCIA NO AMBIENTE ESCOLAR

 

O FORPAZ organizou mais um encontro com profissionais da rede da educação estadual, agora da Superintendência da Metropolitana B, sob a organização do assessor José Lopes Sobrinho, "Zuza", na MAGISTRA, na 3ª feira p.p. O encontro foi realizado ao longo de todo o dia com palestras sobre articulação em rede e mediação de conflitos. Houve ainda trabalhos em grupo com fito de facilitar a organização de planos de ação nas escolas com iniciativas próprias ao perfil de cada uma.




O Prof. Doutor Walter Ude à esquerda prestigia o momento após sua palestra anterior



A Palestra da Defensora Francis teve como escopo sensibilizar a plateia sobre o tema da cultura de paz nas escolas e, primordialmente, a mediação de conflitos. Trouxe experiências motivacionais e conteúdo específico sobre a técnica de mediação com apontamentos sobre sua aplicabilidade na escola.