domingo, 30 de setembro de 2012

XXIV Seminário de Educação da SRE Ponte Nova REÚNE 29 Municípios e recebe Defensora Francis como Palestrante

XXIV Seminário de Educação - SRE Ponte Nova - "Escola: espaço de acolhimento, aprendizagem e conquistas"

Aconteceu entre os meses de Setembro e Outubro o XXIV Seminário de Educação da SRE Ponte Nova, com o tema "Escola: espaço de acolhimento, aprendizagem e conquistas".

Realizado no auditório do Colégio Salesiano Dom Helvécio, o seminário teve como público alvo Diretores e  Pedagogos das redes estadual e municipais de ensino, além dos Secretários Municipais de Educação, Inspetores Escolares, Analistas Educacionais e APAE.
O evento foi realizado em cinco dias, conforme programação a seguir (data, período, tema e palestrantes):
  • Dia 18/09/2012 - (Manhã e tarde) - "Educação Fiscal: compromisso de todos - Programa Minas Legal" - Equipe Secretaria de Estado da Fazenda.
  • Dia 28/09/2012 - (Manhã e tarde) - "Mediação de Conflitos no Âmbito Escolar" - Drª. Francis de Oliveira Rabelo Coutinho - Defensora Pública - Classe Especial - Belo Horizonte.
  • Dia 16/10/2012 - (Manhã) - "Introdução à Metodologia Freiriana" - Edgar Pereira Coelho - Prof. do Departamento de Educação - UFV / (Tarde) - " Violência Escolar" - Roseli Coelho Alves - 2º Sargento - 21ª CIA - PM IND.
  • Dia 17/10/2012 - (Manhã) - "Prêmio Referência em Gestão Escolar" - Terezinha Maria Lessa do Carmo e Equipe - CESEC Profª. Vera Parentoni - Ponte Nova / (Tarde) - "Educação Especial" - Valéria Amormino - Diretora de Educação Especial - SEE/MG.
  • Dia 26/10/2012 - (Manhã) - "Avaliação Externa" - Wagner Silveira Resende - CAED / UFJF - Juiz de Fora / (Tarde) - "A indisciplina e as variáveis que determinam" - Miriam Vidigal - Psicopedagoga - Educadora.
 A Diretora da SRE Ponte Nova Ana Maria Gomes e a Diretora Educacional Rosane Name dos Reis Fialho, bem como todos os funcionários da Diretoria Educacional agradecem ao grande público que prestigiou o evento e espera contar com a participação de todos no próximo ano.

Blog da SRE  Ponte Nova

XXIV Seminário de Educação da SRE Ponte Nova REÚNE 29 Municípios e recebe Defensora Francis como Palestrante            

   A convite da SRE de Ponte Nova, através da Diretora Educacional Rosane Name dos Reis Fialho e Diretora da SRE, Ana Maria Gomes, a Defensora Pública Francis de O. Rabelo Coutinho ministrou palestra sobre o tema "Mediação de Conflitos no Âmbito da Escola" durante todo o dia 28.setembro, manhã e tarde, num total de 8 horas discorrendo sobre o instrumento da mediação de conflitos para a cultura de paz nas escolas e a prática da técnica no ambiente escolar. A Defensora apresentou o Projeto MESC de sua autoria como uma das iniciativas naquele viés e incentivou os presentes, de acordo com a sugestão de roteiro e ações apresentadas, a criarem e desenvolverem projetos semelhantes que possam envolver a comunidade e todos os seus atores no plantio e disseminação de práticas de democracia participativa. Relembrou ainda que a gestão deve ser compartilhada, sendo o direitor escolar a autoridade responsável pela iniciativa do projeto.

                 A Defensora ficou encantada com a beleza do local onde foi realizada a palestra, auditório da Escola Dom Helvécio, uma das mais antigas das Minas Gerais.

                  A autora do Projeto MESC ressaltou ainda a recepção atenciosa dos filhos da terra e dos demais presentes que a fizeram sentir-se muito à vontade para permanecer integrada no mesmo ambiente de interesse e respeito.

                  A plateia de 220 pessoas, composta por Secretários Municipais de Educação, Diretores de Escolas, Analistas Educacionais, Conselheiros Tutelares e outros convidados participou ativamente com perguntas e através de dinâmicas durante todo o dia.

                  A defensora Francis ressaltou ainda a beleza e pertinência do texto da Profª Sônia Maria da Silva sobre a "Escola Acolhedora". Passa-se a citar pequeno trecho do texto:

"(...) Na escola acolhedora não há muros: ela é tão transparente que se pode adivinhar, de fora, o que acontece lá dentro."


Apresentação pessoal da palestrante Francis e presentes

 Início da palestra  pela manhã.
29 municípios prestigiaram o Seminário



Apresentação e boas vindas da Superintendente Ana Maria



Diretora Ana Maria e Defensora Francis

Teatralização de caso simulado de mediação por diretores

Simulação de conflito na escola entre "alunas"

Observações da defensora sobre a técnica da mediação

Comentário de participante da Dinâmico de Grupo "Arrebentando o Cerco"



Participante da dinâmica e colegas interagindo ao final

Parte da Dinâmica sobre conflitos humanos

Momento da dinâmica em que a participante Bel tenta entrar no círculo de colegas após a tentativa frustrada do abraço

Colegas de dinâmica discutindo as estratégias para cumprir com o objetivo determinado





Pessoas da plateia levantam a mão para participar e perguntar sobre o tema




Ao fundo PPS Parte da manhã, preparado e apresentado pela palestrante Francis



Conselheira tutelar participa demonstrando a experiência de 46 anos de trabalho

Momento de reflexão com olhos fechados e ouvindo música para estudo sobre diversidade

                

 

 

  O interesse pela mediação tem aumentado entre as SRE, incentivado pela SEE em parceria com o Projeto MESC da Defensoria Pública e o FORPAZ.