quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Projeto MESC expande nas escolas da Metropolitana A


                     Na última 4ª feira, a Defensora Francis reuniu-se com a Superintendente Desirée, analista Cristina e três Diretores de Escolas Públicas Estaduais que integraram recentemente o Projeto, Diretor Djalma de Vespasiano, Diretora Márcia de Santa Luzia e Diretor Joubert de Ribeirão das Neves. O Projeto foi apresentado em sua metodologia, tendo os presentes discutido acerca das peculiaridades das escolas parceiras. A Defensora Francis ficou impressionada com o empenho e dedicação demonstrados pelos diretores presentes, pois que as escolas em que figuram como gestores já tiveram sérios problemas relacionados a todo tipo de conflitos.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Novas Escolas da Superintendência de Ensino da Metropolitana C ingressam no Projeto MESC

                  Na última 2ª feira, a Defensora Francis reuniu-se com a Superintendente Elci, da Metropolitana C, na Rua Congonhas, Bairo Santo Antônio, juntamente com a analista e assessora Marisa e três Diretores de escolas estaduais que ingressaram no Projeto MESC. A EE. Zoroastro de Sabará, com o Diretor Leonardo esteve presente; a EE. Prof. Milton Campos - Estadual Central, com seu Diretor Jefferson também compareceu e o Instituto de Educação, com o Diretor Diogo.
                  A reunião foi marcada por longa e proveitosa conversa sobre os rumos da educação e os conflitos atuais nas escolas. A problematização de cada estabelecimento foi exposta e discutida no viés dos instrumentos do Projeto a serem aplicados. Todos os presentes sentiram-se à vontade para expor suas expectativas e esclarecimentos sobre o papel que cabe a cada um como integrante do Projeto Piloto. A Superintendente Elci expõs, com sabedoria, sua expriência adquirida em muitos anos de atuação na educação.
                   A Defensora Francis demonstrou satisfação pelo depósito de tão grande confiança dos presentes no Projeto e salientou a carga de responsabilidade de todos para manter acesa a chama da cultura de paz nas escolas que iniciaram a mediação de conflitos.
                    Foi marcada a agenda das primeiras visitas in loco para conhecimento das escolas e apresentação da equipe de trabalho do gestor.

Projeto MESC concretiza parceria com jovens do Mérito Juvenil

         Defensora Pública e Coordenadora do Projeto MESC - Mediação Escolar, cujo slogan é "Paz em Ação" reuniu-se com 17 jovens do Programa Mérito Juvenil, da agência AVSI da ONU para a apresentação do trabalho e concretização da parceria já discutida. Acompanharam a reunião na sede da Defensoria Pública, 10º andar, sala do Conselho Superior da Instituição, na data de 04 de outubro às 15:00 h. a Coordenadora do Mérito Lúcia Antônia, a integrante e psicóloga Juliene, a mediadora de conflitos do PNUD, Cíntia e senhora Cristina, representando a Prefeita de Contagem. Estiveram presentes ainda os Defensores Públicos Eduardo Cirino Generoso, representando  a DPG, o Defensor e Coordenador da Especializada de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, Lucas e a Defensora Pública Maria Auxiliadora Viana Pinto. Os dois últimos defensores foram convidados a falar sobre o papel do Defensor Público para os jovens presentes e um pouco da Instituição.

         Os profissionais da educação que integram a equipe do MESC estiveram presentes durante todo o dia, organizando o evento juntamente com a Defensora Francis: Zuza, Cristina e Marisa.

          O evento programado teve como objetivo apresentar as linhas gerais do Projeto MESC para os jovens do Mérito, bem como mostrar aos mesmos sua participação no Projeto enquanto formadores e multiplicadores da cultura de paz nas escolas através da ação como monitores de mediação, instruindo outros jovens nas escolas públicas estaduais onde se encontram o Projeto, prevenindo, minimizando e solucionando conflitos entre os alunos e demais atores da escola.

          Os jovens receberam material da DPMG, como pasta, cartilha e folders da instituição, bem como garrafas e camisetas cedidas pela ADEP e administração.

           Os jovens participaram de uma dinâmica sobre o sentido da felicidade e a busca de valores para a vida, ouviram a Defensora Francis apresentar o Projeto e definiram, em conjunto, a agenda para os 6 encontros para a capacitação em novembro.







            Ao final, foi servido um saboroso lanche aos presentes.