quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Matéria do Site da SEE/MG do 2º Dia do FORPAZ em PATROCÍNIO

Articulação em rede: Caminho para a construção de ações práticas de promoção da cultura de paz nas escolas



  A promoção da paz no ambiente escolar se faz a partir da integração entre as escolas e os diferentes órgãos e entidades que podem auxiliar na construção de agendas positivas nas instituições de ensino e na elaboração de ações práticas. Visando a importância do trabalho em equipe, o tema central foi discutido no último dia do ‘III Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede – Forpaz’, realizado em Patrocínio, é o papel da atuação em rede para a promoção da paz escolar.
Durante a palestra ‘Articulação em Rede: Um caminho para Promoção da Paz Escolar’, o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federa de Minas Gerais (UFMG), Dr. Walter de Ernesto Ude Marques, ressaltou os desafios do trabalho em rede e que para eu haja a construção de uma articulação em rede é necessário conhecer todos os órgãos e entidades  e as ferramentas que eles oferecem.
O presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Deputado Bosco, contou como a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) pode integrar a rede Forpaz. “ A Assembleia já realizou o Fórum de Segurança Escolar por uma cultura de paz e nessa ação tivemos a oportunidade de conhecer a realidade das escolas mineiras. A nossa ação visa garantir recursos para os Fóruns e para a capacitação de mediadores, por exemplo. Tudo por meio do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG). O Plano é um instrumento de planejamento de médio prazo (com duração de quatro anos) responsável por definir o programa de trabalho do governo.
Já o Major Jarbas ressaltou qual pode ser o papel da Policia Militar na articulação com as escolas. “ Essa rede deve ser preventiva, de proteção e de acolhimento. Muitas ações que acontecem em casa, por exemplo,  acabam refletindo no ambiente escolar. A Polícia Militar deve atuar de forma preventiva, mas também coerciva, quando necessário”.
Articulação em rede na Superintendência Regional de Ensino  de Patrocínio
"Patrocínio já tem formas de articulações muito peculiares e tem muito a ensinar às outras sete Superintendências Regionais de Ensino (SREs). A Superintendência desenvolve articulação prioritária com a Policia Militar de Minas Gerais, mas também com os órgãos de justiça, com os juizados, com a promotoria pública e tem muitas outras parcerias locais já consolidadas.  Com este Fórum, os educadores estão tendo a oportunidade de vislumbrar formas de articulação mais criativas, que deverão resultar em ações de prevenção das condições geradoras de violência em nossas escolas”, ressaltou a secretária Adjunta de Estado de Educação, Sueli Pires.
Exemplos de articulação em rede
Durante o evento, também foram apresentados relatos de experiência de duas escolas estaduais que apostam na articulação em rede como ‘receita para o sucesso’. A Escola Estadual Professora Elza Carneiro Franco, em Patos de Minas, tem como lema ‘ Somos mais Polivalente - Transformando a diferença em igualdade: ação gerando reflexão’ e é diante desse objetivo que a instituição diferentes tipos de parcerias.
“ As parcerias só têm trazido resultados positivos para a escola. Temos parceria com o  curso de psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas e por meio dele fazemos entrevistas com servidores e alunos para entender as necessidades da escola. Os alunos que precisam também têm acompanhamento medico. Outra parceria é com o Conservatório Municipal de Patos de Minas, onde nossos alunos participam de aulas de musicalização”, conta a diretora Maria Célia dos Reis Teixeira.
Já o ponto forte da Escola Estadual Professora Célia Lemos, em Patrocínio, é a inclusão. A escola atende a alunos portadores de necessidades especiais e conta com três salas de recursos, com atendimento em alfabetização e produção de material em Braile. Além disso, a escola atende a 80 alunos no projeto Educação em Tempo Integral, da Secretaria de Estado de Educação.
Rede para promoção da cultura de paz nas escolas
A rede formada a partir de diferentes parceiros busca atuar como suporte para os diretores e educadores das escolas estaduais e municipais no enfrentamento de problemas e dificuldades associadas a condições geradoras de violência no ambiente escolar.
A rede pela cultura da paz nas escolas inclui: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Tutelar; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS); Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Secretaria de Assistência Social; Promotoria da Infância e Juventude; Poder Judiciário; Polícia Civil; Polícia Militar; Superintendências Regionais de Ensino (SREs); Secretaria de Estado de Educação (SEE); entre outros.
Fórum
O Forpaz é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE), a Defensoria Pública de Minas Gerais e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG), além de outros parceiros da rede, tendo sua origem na Comissão de Representação do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, da Assembleia.
O primeiro Fórum Regional foi realizado em julho, em Juiz de Fora, e envolveu as Superintendências Regionais de Ensino da Zona da Mata. Em agosto, o polo central do Estado recebeu seu Fórum Regional, realizado em Divinópolis. A expectativa é que todas as cidades mineiras recebam os fóruns regionais até 2013.
Além da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio, o III Forpaz também conta com representantes das SREs de Unaí, Paracatu, Patos de Minas, Monte Carmelo, Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba.

Matéria do Site da SEE/MG sobre o FORPAZ em Patrocínio


Mais que um momento para discutir a promoção da paz escolar, uma oportunidade de trocar experiências
Última atualização (Qui, 18 de Outubro de 2012 08:25) Qua, 17 de Outubro de 2012 14:14
Quatrocentos educadores trocam experiências sobre a promoção da paz nas escolas da rede estadual em Fórum no Alto Paranaiba
Os educadores Jane Aparecida Dornelas Souza e Alvimar de Souza Costa integram um grupo de cerca de 400 educadores das regiões do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro que participam nesta quarta-feira (17/10) do ‘III Fórum Regional de Promoção da Paz Escolar e de Articulação em Rede – Forpaz’. Eles buscam no evento não apenas discutir maneiras de promover a paz no ambiente escolar, mas também trocar experiências com os colegas. O III Forpaz está sendo realizado na cidade de Patrocínio.
 “Sou especialista na Escola Estadual Irmã Gislene, em Patrocínio. Minha escola está localizada em uma área de vulnerabilidade social e eu busco nesse evento maneiras de resolver algumas questões que são levadas para a escola. Além disso, a troca de experiências entre as escolas está sendo ótimas. Muitas dúvidas dos meus colegas são minhas também”, ressalta Jane Aparecida Dornelas Souza.
Já o diretor da Escola Estadual Dom Lustosa, também em Patrocínio, Alvimar de Souza Costa, destaca que a troca de experiências deve acontecer não apenas com seus pares, mas também com os diferentes órgãos que participam do Forpaz. “Podemos aprender muito com nossos colegas educadores, mas também com os integrantes de outros órgãos, como o Conselho Tutelar, Policia Militar, entre outros”.
A secretária adjunta da Secretaria de Estado de Educação, Sueli Pires, aponta a importância da realização do encontro para as escolas estaduais. “Desde o início da formatação do Forpaz nós fomos convidados para que pudéssemos trazer essa iniciativa para região do Triângulo. Estamos nos reunindo com os educadores para trazer uma proposta de articulação das redes locais.
Entre os eixos do Fórum está a capacitação em mediação de conflitos. No mundo contemporâneo existe conflitos em vários ambientes e entre eles está a escola, que atende a alunos e professores com diferentes perfis. Por isso, é importante capacitar não apenas educadores, mas também alunos. Estamos dando esse primeiro passo nessa regional e nas outras sete que participam do Forpaz. Além da Superintendência Regional de Ensino de Patrocínio, o Forpaz também contará com representantes das SREs de Unaí, Paracatu, Patos de Minas, Monte Carmelo, Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba.
Neste Fórum da Paz, educadores avaliam também discussões e resultados da participação. Representantes das SREs de Unaí, Paracatu, Patos de Minas, Monte Carmelo, Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba estão presentes. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE
O primeiro dia do Forpaz terá como tema central a mediação de conflitos. Por meio de palestras ministradas pela Defensora Pública e Mediadora de Conflitos, Dra. Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, os educadores irão discutir a importância da mediação de conflitos como técnica facilitadora do trabalho em rede e aprender algumas técnicas de mediação de conflito.
Forpaz
O objetivo do Forpaz é fomentar a articulação em rede para a prevenção e resolução de problemas relacionados à violência no ambiente escolar. Nos Fóruns Regionais, educadores e diretores serão estimulados a identificar possíveis parceiros na comunidade local, além de serem capacitados a levar a mediação de conflitos para dentro das escolas da rede pública.
O Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz) é uma parceria entre Secretaria de Estado de Educação (SEE),Defensoria Pública de Minas Gerais e Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG), tendo sua origem na Comissão de Representação do Fórum Técnico de Segurança nas Escolas, da Assembleia. O primeiro Fórum Regional foi realizado em julho, em Juiz de Fora e envolveu as Superintendências Regionais de Ensino da Zona da Mata. Em agosto, o polo central do Estado recebeu seu Fórum Regional, realizado em Divinópolis. A expectativa é que todas as cidades mineiras recebam os fóruns regionais até 2013.

Jornada de Mediação e Projeto MESC participam do FORPAZ em Patrocínio

                    Foi realizado essa semana, nos dias 17 e 18 do mês corrente, durante todo o dia, o Encontro FORPAZ na cidade de Patrocínio, parceria da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, ALEMG e Secretaria de Educação.

                     O evento contou com um público de aproximadamente 420 pessoas, tendo sido prestigiado por representantes de vários municípios da Superintendência de Ensino de Patrocínio. Diversas autoridades compuseram a mesa de abertura dos trabalhos, como o Prefeito Lucas, Secretária Adjunta de Educação Maria Sueli de Oliveira Pires,  Superintendente de Patrocínio Prof. João,Major Jarbas, Deputado Bosco, Promotora de Justiça Luciana, Coordenadora das Superintendências Eunice, Sec. Municipal de Educação, Prof. Eurípedes e as Defensoras Roberta de Mesquita Ribeiro, Coordenadora do FORPAZ e Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, Mediadora de Conflitos e Corodenadora do Projeto MESC, "Paz em Ação".

                     A Defensora Francis ministrou palestra sobre o tema da Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Compreendendo as Diferenças) durante todo o dia 17.10, propiciando o alcance teórico do tema e a prática e sensibilização através de dinâmicas.

                      A mediação de conflitos, sem dúvida, é instrumento de pacificação social e de cultura de paz nas escolas.

                       A palestrante ainda enfatizou a importância de se ter uma visão aberta e crítica sobre a paz, abraçando o conceito de que a "Paz é um bem precariamente conquistado para aqueles que sabem lidar com os conflitos".

     No dia de hoje, várias palestras serão apresentadas sobre a importância da articulação em rede.


Mesa de Abertura do Evento com a presença de autoridades

Palestrante Francis de O. Rabelo Coutinho
Defensora e Palestrante Francis em fala ao auditório repleto
Momento de reflexão na Dinâmica sobre "Zona de Conforto" e Diversidade
Momento de escontração da palestrante Francis e plateia
Dinâmica com a plateia ouvindo música e de olhos fechados
Secretária Adjunta de Educação Maria Sueli de Oliveira Pires em discurso de abertura


Defensora e Coordenadora do FORPAZ em discurso de abertura
Dr. Lucas, Prefeito de Patrocínio









Dep. Bosco, apoiador do movimento FORPAZ desde seu incremento no Fórum de Segurança nas Escolas


Palestrante Francis apresentando conceito crítico sobre PAZ