sexta-feira, 26 de outubro de 2012

PROJETO MESC RECEBE JOVENS DO MÉRITO JUVENIL PARA AULA INAUGURAL NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA


A DEFENSORIA PÚBLICA APRESENTA O PROJETO MESC AOS JOVENS DO MÉRITO JUVENIL

 A Defensoria no dia 04 de outubro, recebeu 17 jovens que participam do Programa Mérito Juvenil, da agência Associação Voluntária para o Serviço Internacional (AVSI) – executora do programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em Contagem.  O encontro foi coordenado pela Defensora Pública Francis Rabelo Coutinho, coordenadora do projeto de Mediação Escolar “Paz e Ação” (MESC).
O evento teve como objetivo apresentar as diretrizes do projeto MESC aos participantes do programa Mérito Juvenil. Estes jovens desempenharão o papel de formadores e multiplicadores da cultura de paz nas escolas.  Eles serão responsáveis por desenvolver ações de mediação para prevenir, minimizar e solucionar conflitos entre os alunos e demais atores da escola.
Participaram do encontro a coordenadora do projeto Mérito Juvenil em Contagem, Lúcia Antônia de Oliveira; a psicóloga Juliene Dias; a mediadora de conflitos do PNUD, Cintia Machado Gonçalves Soares e representando a prefeitura de Contagem, Cristina Gouveia de Figueiredo. 
 
Na próxima 2ª feira, 29 de outubro os mesmos jovens serão novamente recebidos como convidados para a AUla Inaugural do Curso de Capacitação do qual participarão sobre mediação de conflitos.
 
a DSC06526
Defensora Francis Coutinho e os participantes do Programa Mérito Juvenil que serão multiplicadores do projeto MESC nas escolas
Convidados
Os defensores públicos Lucas Diz Simões e Maria Auxiliadora Viana Pinto, ambos da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais, foram convidados a participar da reunião para falar sobre a Instituição e o papel do defensor público.
Falando sobre a Defensoria Pública, Maria Auxiliadora Viana Pinto explicou aos jovens que a Instituição é responsável por cuidar dos interesses daqueles que não podem constituir advogado para ter acesso à justiça. “A Defensoria Pública é um direito de todo cidadão brasileiro e por isso tem o dever de prestigiar, acolher, tratar com carinho aquele que precisa dela. Cada vez que uma pessoa procura a Justiça e consegue ter apoio, ser bem assistido, independente do resultado de sua sentença, ele está exercendo sua cidadania, seu direito de defesa. O defensor público trabalha em prol do assistido e também da própria Instituição para que esta se torne cada vez mais forte”, ressaltou a defensora.
a DSC06529
Para Maria Auxiliadora Viana Pinto o defensor público deve ter alma de defensor, ter misericórdia e ser capaz de compreender o sofrimento do outro
O defensor Lucas Diz Simões iniciou sua participação enfatizando, também, a Defensoria Pública como um direito do cidadão, garantido pela Constituição Federal, assim como outros direitos fundamentais como saúde, transporte público, lazer e educação. “Mas na prática não é bem assim que funciona, por isso a Defensoria Pública, além de direito, é uma garantia, pois desempenha o papel de garantir aos cidadãos que não têm condições financeiras, os demais direitos constitucionais”, explicou.
Lucas Simões ressaltou, também, que a Defensoria Pública não atua somente no âmbito da Justiça. “A Defensoria desempenha um papel de defesa do cidadão que vai além da judicial. É de sua natureza o papel mediatário, não só de questões judiciais, mas como políticos e legislativos, de garantia dos direitos humanos”, completou.
Programa Mérito Juvenil
Após a participação dos defensores convidados, a coordenadora do projeto Mérito Juvenil em Contagem, Lúcia Antônia de Oliveira, apresentou o programa, voltado para o protagonismo juvenil, onde os participantes estabelecem metas para a construção de um futuro melhor. O programa possui quatro eixos de atividades: desenvolvimento de esporte, cultura e lazer; desenvolvimento de habilidades e talentos; jornada de aventura; e serviço voluntário comunitário, onde o jovem, ao ingressar no Mérito Juvenil, deve desenvolver pelo menos uma atividade, dentro de cada uma destas quatro áreas.
MESC
Logo após, a defensora Francis Rabelo Coutinho, apresentou o projeto MESC – Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar, que tem como slogan "Paz em Ação". Francis Coutinho explicou aos participantes que a metodologia do MESC é baseada no conceito que de a paz é um bem precariamente conquistado para aqueles que sabem lidar com o conflito. “Sua metodologia aplica a mediação transformativa às relações escolares onde os atores – alunos, professores e funcionários – participam, enquanto voluntários, da capacitação como mediadores para a prática da técnica dentro do espaço criado na escola”, explicou.
O projeto piloto será desenvolvido em doze escolas de Belo Horizonte e RMBH. São elas: Metropolitana B: EE. Maurício Murgel, EE. Ricardo Souza Cruz, EE. Lúcio dos Santos, EE. Bernardo Monteiro, EE. Silviano Brandão e EE. Israel Pinheiro (Contagem); Metropolitana A: EE. Prof. Renaro Azeredo (Vespasiano), EE. Prof. Guerino Casassanta (Ribeirão das Neves) e EE. Lafaiette Gonçalves (Santa Luzia); Metropolitana C: EE. Zoroastro Viana (Sabará), EE. Prof. Milton Campos (Estadual Central) e Instituto de Educação.
Francis Coutinho destacou a importância da parceria interinstitucional entre a Defensoria Pública e a Secretaria de Estado da Educação para o desenvolvimento do MESC. “A Instituição deixa de atuar sozinha, para trabalhar em conjunto. Isto é muito importante, pois é o reconhecimento do papel da DPMG como agente formador e transformador da realidade social”.
Os jovens receberam material sobre a Defensoria Pública e a cartilha sobre a atuação extrajudicial do defensor “Ensinar, prevenir e conciliar”, além de garrafas e camisetas cedidas pela ADEP-MG. Logo após foi realizada uma dinâmica sobre o sentido da felicidade e a busca de valores para a vida. No final foi definida a agenda para os encontros de capacitação do grupo, que serão realizados em novembro.
Ainda no mês de outubro, nos dias 25 e 26, a coordenadora do projeto, defensora pública Francis Coutinho, vai ministrar curso de mediação para 120 profissionais da educação, na MAGISTRA - "A escola da escola", parceria da DPMG com a SEE/MG.
a DSC06520
Coordenadores do programa Mérito Juvenil em Contagem e os defensores públicos Francis Rabelo Coutinho, Maria Auxiliadora Viana Pinto, Lucas Diz Simões e Eduardo Cyrino Generoso
Fonte: Ascom/DPMG (16/10/2012)

ssor Interinstitucional da DPMG, Eduardo Cyrino Generoso, abriu o encontro

terça-feira, 23 de outubro de 2012

FORPAZ É TEMA NA RÁDIO INCONFIDÊNCIA NA VOZ DA DEFENSORA ROBERTA MESQUITA

              
FÓRUM DE PROMOÇÃO DA PAZ ESCOLAR É O TEMA DO “REVISTA DA TARDE” DESTA TERÇA (23/10)
Nesta terça-feira (23/10), a Defensora Pública titular da Defensoria Pública da Infância e Juventude da Capital, Coordenadora Criminal da Capital e Coordenadora do Fórum de Promoção da Paz Escolar (Forpaz), Roberta de Mesquita Ribeiro (foto), participa do Programa “Revista da Tarde” para falar sobre o Forpaz.
Durante o programa, Roberta de Mesquita vai explicar o que é o Fórum, quais são os resultados do trabalho desenvolvido e quais as ações que a Defensoria Pública tem realizado para promover a paz escolar.

robertamesquitacertaagosto
As responsabilidades das escolas, da sociedade e dos estudantes também serão abordados pela Defensora, que vai esclarecer ainda como os profissionais da educação e os cidadãos devem proceder para buscar o apoio da Defensoria Pública para promover a paz no ambiente escolar.
A entrevista é veiculada ao vivo no horário de 15h15min. Para ouvir a Rádio Inconfidência AM, o ouvinte deverá sintonizar 880.
Todas as terças-feiras, um Defensor Público participa ao vivo do Programa "Revista da Tarde" e responde às perguntas feitas pela apresentadora Débora Rajão.
Para ouvir os arquivos das gravações já veiculadas, acesse www.inconfidencia.com.br
Fonte: Ascom / DPMG (23/10/2012)