sábado, 10 de novembro de 2012

Projeto MESC segue com a parceria com o Programa Mérito Juvenil



DPMG INICIA CAPACITAÇÃO DE JOVENS EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

No dia 29 de outubro, a Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais (DPDH), por meio do Programa de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc), iniciou, com aula inaugural, a capacitação em mediação de conflitos de jovens integrantes do Programa Mérito Juvenil de Contagem (MG).
Durante a abertura da aula inaugural, a Defensora Pública-Geral, Andréa Abritta Garzon Tonet, parabenizou a coordenadora do projeto, Defensora Pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, e os jovens participantes da capacitação. “O núcleo estudantil deve ser construtivo e formar cidadãos de caráter e valor, mas a escola pode ser também palco de tensões, brigas e de processos de autodestruição. Vocês, jovens aqui presentes, escolheram ser agentes transformadores do ambiente escolar e construtores do futuro”, afirmou a DPG.
8064
Compuseram a mesa de abertura: representando a Secretaria de Estado de Educação, José Lopes Sobrinho; representando a prefeita de Contagem, a assessora Cristina Gouvea de Figueiredo; Defensora Pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho; Defensora Pública-Geral, Andréa Tonet; Coordenadadora da DPDH e Defensora Pública Ana Cláudia da Silva Alexandre; e a coordenadora do Mérito Juvenil em Contagem, Lúcia Antônia de Oliveira
Abordando o tema “Direitos Humanos”, a Defensora Pública Ana Cláudia da Silva Alexandre, proferiu palestra para os jovens, contextualizando o tema frente às necessidades do ser humano no mundo capitalista e sociedade de consumo. A Defensora salientou a importância dos valores e a necessidade do autoconhecimento, para possibilitar o conhecimento do outro e a atuação em prol do social.
A segunda palestra da aula inaugural ficou a cargo da coordenadora do projeto, Defensora Pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, que convidou os jovens a refletirem sobre a capacitação e a se apresentarem, mencionando sua idade, escolaridade e sua experiência com o bullying. A Defensora Pública trabalhou ainda o conceito de conflito, diferenciando-o da violência, e contextualizando-o historicamente.
8097
Defensora Pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho propõe reflexão sobre conflito e diversidade
A capacitação é fruto de uma parceria entre a Defensoria Pública e o Programa Mérito Juvenil, com a participação da Secretaria de Estado da Educação, parceira do projeto Mesc. A mediação de conflitos é instrumento de cultura de paz e contribui para prevenir e minimizar situações de violência entre os jovens.
As próximas etapas da capacitação serão as aulas práticas, que acontecerão nas escolas estaduais onde os jovens atuarão como monitores do projeto Mesc.

Fonte: Ascom / DPMG (09/11/2012)